,

Dia Mundial da Alimentação na EB Júlio Dinis

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. A alimentação é um dos temas abordados nas aulas de Ciências Naturais do 2.º ciclo e, nesse âmbito, o respetivo grupo disciplinar promoveu um conjunto de atividades, em articulação com a Biblioteca Escolar, com o intuito de promover a adoção de comportamentos alimentares saudáveis, pôr em prática…

Por

min. de leitura

Dia Mundial da Alimentação EB Júlio Dinis

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. A alimentação é um dos temas abordados nas aulas de Ciências Naturais do 2.º ciclo e, nesse âmbito, o respetivo grupo disciplinar promoveu um conjunto de atividades, em articulação com a Biblioteca Escolar, com o intuito de promover a adoção de comportamentos alimentares saudáveis, pôr em prática conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula, aumentar a participação dos pais e Encarregados de Educação e promover a melhoria das práticas educativas.
No dia 16 decorreu a “Feira de produtos da terra” para a qual muito contribuiu o interesse e o empenho dos alunos das turmas de 6.º ano, bem como os respetivos Encarregados de Educação que foram recetivos à ideia e doaram uma grande diversidade de produtos que eles próprios ou os seus familiares
cultivam nas suas hortas. A todos os que de alguma forma contribuíram para o sucesso desta iniciativa, o nosso muito obrigado!

E, na Biblioteca Escolar, no âmbito do uma articulação dos conteúdos curriculares de Ciências (Hábitos de vida saudáveis /promoção de uma alimentação equilibrada e segura), de Português (Texto publicitário /características /publicidade comercial e institucional) e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (literacia dos media), decorreram sessões para todas as turmas de 6.º ano, ao longo desta semana. Os alunos foram convidados a analisar anúncios publicitários que promovem produtos alimentares e comparar o respetivo rótulo. E com os descodificadores de rótulos para alimentos e para bebidas pôde concluir-se se esses alimentos são ou não saudáveis. Deste modo, pretendeu-se capacitar os alunos para a compreensão crítica da mensagem mediática. Convidamos a Comunidade Educativa a fazer também uso dos descodificadores de rótulos, propostos pela Direção-Geral da Saúde, disponíveis aqui.


Puderam também extrair informação sobre a alimentação saudável em vários documentos, em diversos suportes.

Por fim, saborearam um saudável e delicioso lanche, composto de barritas de cereais e chocolate negro, bananas e água gentilmente oferecidas pelo supermercado Pingo Doce, ao qual agradecemos também!