Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, de Gondomar, une-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Norte para sensibilizar a comunidade educativa para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Os professores lançaram o mote e os alunos rapidamente colocaram mãos à obra. Com recurso à arte e a 3 temáticas – árvore da vida, mulheres e cancro da mama – criaram uma série de trabalhos manuais. Numa colaboração com a Associação de Pais, professores, alunos e pais, fizeram uma angariação de fundos no valor de 1385€.
“O voluntariado é algo que nos vem do coração!”
Há oito anos, numas férias na Guiné, a Prof. Teresa ficou a conhecer a “Missão Paz e Bem”, em Cacheu, a 74 km de Bissau. As responsáveis – 3 religiosas – que ajudam cerca de 16 aldeias, conhecidas como tabancas, são habitadas por duas ou mais famílias. Estas pequeninas comunidades vivem do que a terra lhes dá e, agora, também da ajuda anual que a Prof. Teresa e o seu grupo de amigos envia.
Como mostra a fotografia, as escolas são tal como as pequenas igrejas – locais de conhecimento, aprendizagem, partilha e devoção. O grupo de amigos da Prof. Teresa envia um significativo montante para as deslocações das irmãs às aldeias, para a compra de leite em pó, pois só este é consumido, entre outros bens. No ano passado cumpriram um sonho: montaram de raiz uma escola, com secretárias, cadeiras, quadros, mochilas e outro material imprescindível às crianças em idade escolar, como mostram as imagens “do antes e do depois”.
Este ano, ofereceram, para além do que já é costume, uma Nossa Senhora para uma das escolas/igrejas, bem como cadernos e bolsas elaborados pelos alunos da EB Júlio Dinis Gondomar na atividade “Onda Rosa”, a quem este grupo muito agradece, pois também ajudaram a levar um pouco de felicidade a este maravilhoso povo que, com simples contribuições, se enchem de alegria e gratidão. “O nosso voluntariado vem do coração, sem esperar nada em troca, mas estes sorrisos são o melhor que podíamos receber!”