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Projeto eTwinning STREAM-AI

As turmas 7.ºD, 7.ºE, 8.ºD e 8.ºF, sob a coordenação da professora de Físico-Química Isménia Loureiro, vão participar, ao longo deste ano letivo, num Projeto eTwinning, intitulado STREAM-AI. Novas aprendizagens vão acontecer e novas competências se vão desenvolver colaborando com outras escolas europeias e relacionando várias áreas científicas.

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O projeto eTwinning STREAM-AI tem como objetivo central desenvolver nos alunos habilidades do século XXI: pensar, projetar, produzir, adaptar, questionar, comunicar, analisar e resolver problemas. Este projeto aborda as áreas da ciência, tecnologia, robótica, arte, matemática e engenharia, aliadas à inteligência artificial. Envolve alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos  e os respetivos/as professores/as de várias escolas europeias, nomeadamente, de Portugal, Itália, Turquia, Grécia, Croácia, Roménia e Geórgia. Serão explorados temas como a luz, as energias renováveis, as alterações climáticas, a poluição ambiental, as casas inteligentes, a astronomia, entre outros.

Com estas atividades pretende-se atingir vários objetivos, designadamente: permitir que os alunos cooperem; dotar os alunos de competências de resolução de problemas e capacitá-los a encontrar soluções para problemas da vida quotidiana; acompanhar a evolução tecnológica e utilizar a inteligência artificial na educação; melhorar as habilidades de autoexpressão dos alunos; permitir que os alunos se comuniquem em uma língua estrangeira; permitir que os alunos se expressem através da arte; garantir que os alunos sejam inclusivos; permitir que os alunos contactem com regras da vida democrática; garantir que os alunos usem a tecnologia de forma consciente e segura; permitir aos alunos conhecer diferentes culturas através da comunicação com os seus pares de outras escolas ou países; capacitar os alunos a participar nas aulas de forma mais eficaz porque estão envolvidos no projeto; capacitar os alunos a sonhar e a acreditar; permitir aos alunos que se divirtam enquanto aprendem; levar os alunos a pensarem criticamente; capacitar os alunos a produzir novas ideias e invenções; aprender a usar o Arduino e a inteligência artificial de forma eficiente.