A nossa Escola, sensível à inclusão, faz questão de assinalar este dia, prolongando-o por uma semana. Assim, de 5 a 9 de dezembro vão decorrer no Auditório, em algumas aulas de EF compatíveis com a disponibilidade dos dinamizadores, várias palestras com diversos convidados entre atletas e treinadores de diferentes desportos adaptados. Esses convidados vão dar o seu testemunho relativo à sua condição de saúde e aquilo que os move para, ao nível do desporto, para quererem ser cada vez melhores.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído, em 3 de dezembro de 1992, pela Assembleia Geral da ONU, ambiciona sensibilizar, mobilizar e comprometer toda a humanidade para a concretização dos Direitos Humanos destes Cidadãos, reafirmados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, numa Sociedade para Todos.
Organização das Nações Unidas
Mais sobre a atividade
Pretende-se que os alunos envolvidos nesta atividade sintam e reflitam que cada um de nós vive na mesma sociedade, sociedade essa que é de todos por igual e que se pretende que seja inclusiva pois todos somos diferentes, mas no fundo todos iguais.
Esta atividade é coordenada pela professora Ana Paula Martins e conta com a colaboração da Associação de Pais desta Escola, representada por Ana Melo, e também com a dos Professores de EF (2.º e 3.º ciclos). Nem todas as turmas foram abrangidas por estas palestras, mas vamos tentar que mais tarde se concretize esta atividade para essas turmas.