A 2 de fevereiro celebra-se, em França, o dia de La Chandeleur, tal como em Portugal o dia de Nossa Senhora das Candeias.
Esta tradição, inicialmente de origem pagã, marca a transição entre o Inverno e a Primavera e a preparação das novas sementeiras e próximas colheitas.
Mais tarde, torna-se uma festa religiosa católica associada à Apresentação de Jesus no Templo, ocorrendo 40 dias após o Natal. A esta comemoração juntam-se a confeção e partilha de crepes, cuja forma redonda e cor dourada pretendem simbolizar o sol, a luz e os ciclos da natureza.
Numa perspetiva intercultural, os alunos do 3º Ciclo, no âmbito da disciplina de Francês, relembraram a tradição, realizando atividades lúdico-pedagógicas subordinadas ao tema e partilhando os crepes confecionados em casa, de acordo com as orientações das respetivas as professoras.
As docentes da disciplina decidiram estender esta comemoração à «sala dos professores», oferecendo aos colegas dos restantes grupos disciplinares uma pequena degustação de crepes confecionadas por si.
Assim, encerraram a atividade com um breve, mas agradável momento de partilha.
As professoras de Francês