Os alunos do 6.º ano deslocaram-se a Amarante no dia 18 de abril, numa visita de estudo organizada pelas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Educação Visual.
Num dia de sol primaveril, os alunos tiveram um dia bem passado nas margens do Tâmega. A visita ao Museu de Amadeo de Souza-Cardoso foi um dos pontos altos: Amadeo foi um talentoso pintor modernista amarantino dos inícios do século XX, que estudou em Paris e esteve na vanguarda artística do seu tempo, mas que faleceu ainda na juventude, vítima da terrível epidemia de gripe espanhola no rescaldo da I Guerra Mundial.
Os alunos puderam também conhecer a igreja de S. Gonçalo de Amarante e algumas das suas dependências. S. Gonçalo foi um monge dominicano ligado aos primórdios daquela cidade e que se tornou um santo popular ainda hoje venerado, mormente nas grandiosas festas do 1.º fim de semana de junho. Ficámos a conhecer muito sobre a vida de S. Gonçalo e sobre a história de Amarante. Houve tempo também para admirar a histórica ponte sobre o rio Tâmega, também ela levando o nome de S. Gonçalo, onde uma heroica batalha entre o exército português e as forças francesas do marechal Soult teve lugar durante a 2.ª invasão napoleónica.