Integrado no programa de comemorações do cinquentenário do 25 de Abril no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, realizou-se no dia 24 no Auditório da EBJD um sarau intitulado «50 anos de Liberdade».
O evento contou com uma palestra a cargo do historiador Daniel Vieira, que explicou e ilustrou o carácter único da Revolução dos Cravos e a importância decisiva que ela teve para a conquista da liberdade, da democracia e do progresso social no nosso país e, em particular, no concelho de Gondomar.
O sarau contou também com uma atuação da banda da Escola Básica Júlio Dinis, «Old School», que interpretou um conjunto de canções de Abril, sem esquecer a mais icónica da revolução («Grândola Vila Morena»). Houve ainda declamação de poesia por alunos da escola e foi exibido um pequeno vídeo produzido por uma turma do 6.º ano.
A noite terminou com a representação da peça de teatro «A Fábula da Liberdade», interpretada por um conjunto de alunos e professores, que constituiu uma alegoria do Portugal triste, injusto e oprimido do tempo da ditadura e da sublevação popular, na esteira do Movimento dos Capitães, que permitiu o regresso da alegria e da esperança no futuro.
O público, representativo de toda a comunidade educativa, não regateou aplausos a todos os intervenientes no sarau e, no final, cantou, em conjunto com o elenco da peça, a canção «Somos Livres», de Ermelinda Duarte, outra das músicas inesquecíveis da Revolução que agora e sempre celebramos.