Final do ano letivo
23/24

No passado 14 de junho tivemos a nossa festa de encerramento, organizada em conjunto com a Associação de Pais da escola sede. Queremos parabenizar todos os alunos do nosso Agrupamento pelo ano que terminou e deixar um agradecimento especial a todas as pessoas envolvidas. A chuva não desanimou!

A Gincana Rodoviária dinamizada por Cidadania e Desenvolvimento em parceria com o Clube Ludus e com a colaboração da Câmara Municipal de Gondomar, Escola Segura  e  Associação de Pais da nossa Escola que premiou o 1.º classificado, com uma bicicleta (neste caso, três alunos obtiveram 100 pontos, pelo que, segundo o regulamento, teve que ser sorteado um),  tinha como objetivo a aplicação das normas de uma condução segura de micro veículos, assim como a exemplificação de comportamentos seguros e não seguros como peões.
A última volta foi brindada com chuva, mas nem isso fez esmorecer o esforço dos alunos controladores que continuaram a seguir os colegas até à meta. Cremos que foi uma aula de Cidadania em desenvolvimento sobre micro condução rodoviária muito divertida! Parabéns a todos os participantes.
Bem hajam todos os colaboradores!

O Escape Room regressou à festa de encerramento do nosso Agrupamento com muita adrenalina e animação!
Na comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a Torre de Belém serviu de inspiração para criar um cenário repleto de mistério.
Um grupo de jovens, ao despertar acidentalmente uma antiga maldição sombria, aprisionou a liberdade de Portugal. Para quebrar este feitiço, eles precisaram de correr contra o tempo em busca do cravo de ouro desaparecido nas profundezas da Torre. Somente através do Ritual da Liberdade poderiam salvar e restaurar a liberdade em Portugal.
Foi uma experiência inesquecível e cheia de emoção, que envolveu todos os participantes numa aventura única! Deixamos um agradecimento especial à Associação de Pais e Encarregados de Educação pelo seu contributo nas ofertas aos alunos participantes.

As professoras: Elisabete Silva e Lurdes Pereira

Inspirado pelo sucesso que foi o Peddy-Paper escolar do ano passado, o Departamento de Línguas propôs-se organizar uma nova edição, com a participação das disciplinas de Português, Inglês, Francês e Espanhol, a que se associou também a disciplina de História e Geografia de Portugal, do Departamento de Ciências Humanas e Sociais.
Participaram quase 60 equipas, cada qual composta por 4 elementos, que cumpriram um circuito de três estações e tiveram de cumprir a preceito uma variedade de tarefas relacionadas com conteúdos das disciplinas envolvidas.
As três primeiras equipas classificadas em cada ciclo foram as seguintes:

2.º ciclo
1.ª – Os 4 Protagonistas (6.º I);
2.ª – As Crias (5.º H);
3.ª – As Invencíveis (6.º E).

3.º ciclo
1.º (ex aequo)- Capangas Skibidi (8.º A) e  BC Rojões (9.º H);
3.º – 2MCA (9.º B).

À tarde, no palco, os elementos destas equipas receberam os respetivos prémios. Estão de parabéns todos os participantes! Para o ano há mais.

Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar a manufatura de folhas de papel, através de papel recolhido e reciclado durante o ano letivo.

O Clube do Azulejo também marcou presença na festa de encerramento, apresentando os azulejos pintados à mão pelos os alunos durante o ano letivo.

“A Fábula da Liberdade”, peça de teatro da autoria de Joaquim Jorge Carvalho e adaptada pelo professor Paulo Pinto, já apresentada no sarau comemorativo dos 50 anos da revolução dos cravos, foi novamente representada no Auditório da EBJD.

A ideia de repetir a representação, dando a possibilidade de mais elementos da comunidade escolar poderem assistir, partiu do próprio elenco da peça, constituído por cerca de um dezena de alunos e quatro professores, que uma vez mais deleitaram a assistência com as suas personagens e com o enredo inspirado no Portugal de 1974 na transição de uma ditadura opressora para a alvorada de um tempo novo.