Entre 3 e 9 de setembro, uma pequena equipa de professores do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar, constituída por quatro docentes do 1.º ciclo (Fátima Lemos, Carla Dimitre, Carla Amen e Fátima Silva), deslocaram-se e permaneceram numa pequena vila de França onde com entusiasmo e perseverança percorreram três estabelecimentos de ensino, no intuito de conhecer e dar sentido ao crescimento profissional de cada uma.
O que vimos
Durante cinco dias, as docentes percorreram com os seus olhares perspicazes várias salas e espaços onde se cruzavam com alunos de diferentes idades e professores atarefados em levar a bom porto mais um dia letivo. Assim, a jornada teve início no Collège Marcel Pagnol (escola que acolhe alunos dos 11 aos 15 anos) através de um diálogo interessante e esclarecedor com a equipa pedagógica do mesmo.
A equipa deu-se a conhecer através de uma pequena apresentação do Agrupamento e do sistema de ensino português. De seguida, foi informada sobre o funcionamento e a organização desse estabelecimento. Ainda teve oportunidade de assistir a aulas de diferentes disciplinas. Nas duas escolas elementares foi possível uma interação mais ativa com docentes e alunos, constatando de uma forma mais prática a orgânica e o desenvolvimento do currículo deste nível de ensino.
O que nos ficou
Nesses dias, preenchidos com atividades variadas em que a interação e o diálogo foram contínuos e enriquecedores, conseguiu-se perceber que a autonomia do professor é primordial sendo ele, efetivamente, o único gestor do currículo. Outra situação evidenciada foi a autonomia dos alunos em relação às respostas às tarefas e na autonomia como geriam os vários tempos letivos.
Deixe um comentário